Educação

03 de Maio de 2017 - 10:05

CONAE 2018 deve ser espaço de resistência ao golpe

CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO - 2018 - INSCRIÇÕES ABERTAS PARA AS ETAPAS REGIONAIS - PARTICIPE!

A Conferência Nacional de Educação estava prevista para o próximo ano antes de Michel Temer usurpar a cadeira da Presidência. A CONAE que deveria avaliar e aprimorar o PNE (Plano Nacional de Educação) de 2014 acontece em meio a um golpe de Estado que pretende desmontar e entregar o Estado aos interesses internacionais de mercado e do sistema financeiro, atacando direitos da classe trabalhadora e da população em geral. Já em dezembro de 2016 foi aprovada a PEC 55 que impede por 20 anos (5 mandatos presidenciais) o investimento em gastos primários, o que inclui educação, e, portanto, inviabilizando totalmente o PNE aprovado em 2014. O governo Temer ainda aprovou uma Reforma do Ensino Médio, que para a Professora e Doutora Selma Rocha, durante sua participação no Seminário do Sindsep em 2016, é para reduzir a demanda por ensino universitário dos filhos da classe trabalhadora. A reforma foi acompanhada de inúmeros cortes de Temer nos programas de acesso ao ensino universitário (PROUNI, FIES) e nos programas de pós graduação como o Ciência sem Fronteiras. Na educação infantil, com o Criança Feliz, Temer quer retroceder décadas de avanços na educação infantil em creche, reduzindo-a novamente a políticas assistencialistas.

Nesse contexto, o texto base da CONAE 2018 elaborado pelo Fórum Nacional de Educação é um instrumento forte de resistência ao Golpe consumado em 2016. O texto que defende  investimento, valorização, acesso e ampliação da educação pública de qualidade, com respeito à diversidade, deve ser defendido nessas conferências, municipais e estaduais que antecederão a etapa nacional. Por isso, o Sindsep entende que cada profissional da educação deve participar das etapas regionais que acontecerão agora nos dias 05 e 06 para defender o texto base contra qualquer tentativa de destruir as conquistas da educação acumuladas desde a Constituição de 1988.

Participe e discuta na sua unidade!

 

Reproduzimos abaixo parte do e-mail enviado à esta entidade pelo FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - FME, com mais informações sobre a CONAE 2018 e as etapas regionais:

"A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito a educação de qualidade social, pública, gratuita e laica". Este é o tema da Conferência Nacional de Educação de 2018 (Conae 2018). A decisão foi referendada pelo Fórum Nacional de Educação (FNE) responsável pela organização das Conferências Nacionais de Educação."

A Etapa Regional será nos dias 05 e 06 de maio de 2017 

Programação:

05/05  18H – 22H (credenciamento, abertura, palestra e aprovação regimento)

06/05 8H – 17H (eixos, plenária, eleição delegados para municipal)

A Etapa Municipal será realizada nos dias 26,27 e 28 de maio de 2017.

ATENÇÃO: Informamos que no Polo Penha haverá interprete de libras em todos os eixos.

Faça a pré-inscrição através do link abaixo:

 https://goo.gl/forms/Vu4zScTTz8YlxiqE3

Através do link os interessados poderão optar pela região que querem participar e já indicar os eixos de interesse.

PODERÃO SER FEITAS INSCRIÇÕES NO LOCAL

VERIFIQUE OS ENDEREÇOS E LOCAIS ONDE ACONTECERÃO AS ETAPAS REGIONAIS, NO QUADRO ABAIXO: