SINDSEP - SP

Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Minicípio de São Paulo

SINDICALIZE-SE

Outras Secretarias

30/05/2017 - 17:31

3º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação

Aconteceu em Brasília o 3° ENDC (Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação), entre os dias 26 e 28 de maio, no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UNB).

A abertura contou com um ato público em defesa da liberdade de expressão e da democracia. No ato, participantes realizaram relatos emocionantes, principalmente sobre a participação no ato Ocupa Brasília, ocorrido no dia 24 de maio.

O segundo dia foi marcado por uma conferência: Internet, liberdade de expressão e privacidade. Nesta conferência, muito se falou sobre a governança da internet e sobre privacidade na rede. Neste debate, ficou bem claro que a governança da internet está sobre o domínio da iniciativa privada.

O google foi citado como exemplo, pela sua seletividade, onde define o perfil das pessoas que o acessam. Uma mesma pesquisa, feita por duas pessoas diferentes nunca será igual, devido ao perfil previamente estabelecido pelo google.

Sobre privacidade, foi debatido imensamente acerca da criptografia, que é uma maneira de garantir a segurança. Os sites seguros são aqueles que ao invés de ter apenas HTTP, adiciona-se o S no final: HTTPS.

No ENDC, dois painéis temáticos foram de grande relevância. Um deles foi O papel da mídia no avanço da pauta conservadora e o discurso de ódio. Em que ficou claro que o discurso de ódio é advindo da ascensão da esquerda no poder, não só no Brasil. Mas também em outros países em que partidos de esquerda assumiram o poder.

No painel sobre o papel do jornalismo e da mídia alternativa na disputa informativa, ficou claro que em determinados momentos a esquerda assume muito bem esse papel de mídia alternativa. Como na reeleição da presidenta Dilma, mas, desde então, a direita vem se destacando, no papel de mídia alternativa.

O evento teve uma avaliação positiva. Mostrou que estamos em um novo tempo na comunicação, que vem desde os governos de Lula e Dilma. Que tenta acabar com o monopólio dos meios de comunicação de massa do nosso país. Mas, infelizmente, ainda não aconteceu. E hoje sofremos amargamente por essa inobservância.

Eudes Wesley Dias Melo

Dirigente Sindical do Sindsep-sp

Diretor de Imprensa e Comunicação Fetam- SP

[voltar]