SINDSEP - SP

Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Minicípio de São Paulo

SINDICALIZE-SE

Outras Secretarias

10/10/2017 - 16:21

Análise

Por que Doria quer vender a cidade?

Muitos prefeitos privatizaram serviços públicos ou realizaram concessões. O Sindsep buscou combater todos estes processos por compreender que é fundamental defender serviços públicos de qualidade. Mas não há dúvidas que estamos diante da maior onda de privatizações proposta por um prefeito. O que é, inclusive contraditório, afinal, o prefeito que passou a campanha eleitoral se dizendo um bom gestor, quer agora liquidar o patrimônio público. O que sobrará para gerir?

Com um discurso de que a iniciativa privada é mais eficiente que o serviço público, Doria quer entregar o que prometeu nas eleições a seus colegas empresários. Quem perde com isso é o povo da cidade que paga impostos caros para ter acesso a serviços públicos de qualidade. Perde também o servidor, pois parte da estratégia para a privatização é a desvalorização do servidor público, como forma de sucatear o serviço e criar na população a sensação de que o que é público é ruim.

Mas depois de privatizar, além de cobrar indiretamente da população, Doria não vai baixar os impostos para os trabalhadores. Mas pode, ao contrário, permitir que prossiga a sonegação fiscal de grandes bancos e outras empresas que devem bilhões à prefeitura, como é o caso dos bancos Itaú e Santander.

 

[voltar]