SINDSEP - SP

Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Minicípio de São Paulo

SINDICALIZE-SE

Outras Secretarias

21/02/2014 - 12:25

Assédio Moral é crime, denuncie!

 O ato de praticar violência psicológica no trabalho com outra pessoa é conhecido como assédio moral. Esta prática se tornou cada vez mais recorrente, causando danos aos trabalhadores.

O assédio é caracterizado pela exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.

É mais comum em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinados, desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.

Expor o empregado à situações humilhantes como: xingamentos na frente dos outros empregados, exigir metas inatingíveis, negar folgas e emendas de feriado quando outros empregados são dispensados, agir com rigor excessivo e colocar "apelidos" no empregado, são alguns exemplos que podem configurar o assédio moral.  

Se você já sofreu assédio moral, ou conhece algum companheiro nesta situação, não fique de braços cruzados, denuncie! Entre em contato com o Sindicato pelo e-mail: saudetrabalhador@sindsep-sp.org.br. Juntos vamos combater essa prática, assédio moral é crime!

[voltar]