Notícias

22 de Novembro de 2017 - 12:11

Sindsep promove seminário voltado para os Agentes de Endemias e trabalhadores da Suvis

A atividade é uma parceria do Sindsep com o Ministério da Saúde e a OPAS

O Seminário Atenção Básica, Ações de Vigilância e os Desafios para o Trabalho em Saúde, acontece nos dias 22 e 23 de novembro no Sindicato dos Bancários. Esta é a segunda atividade do “Projeto de Valorização Pro­fissional e da Identidade dos Agentes de Combate às Endemias”, premiado na edição de 2015 do Prêmio InovaSUS, promovido pela área de gestão do trabalho do Ministério da Saúde, com apoio da Organização Panamericana da Saúde (OPAS).

O objetivo geral da atividade é favorecer as condições para a construção de uma agenda de negociação de um projeto de quali­ficação profi­ssional para os Agentes de Combate às Endemias da cidade de São Paulo, em convênio com a Secretaria Municipal de Saúde.

No primeiro dia os seguintes temas entrarão em pauta: “Política Nacional de Atenção Básica e sua estruturação na cidade de São Paulo: o desafi­o da integralidade” com a participação dos palestrantes, Hêider Aurélio Pinto e Maria Angélica Crevelim; e “A educação permanente como instrumento para a mudança de práticas no trabalho em saúde” com os palestrantes Profa. Dra. Laura Camargo Macruz Feuerwerker, Sandra Regina de Godoy e Betina Black Dalarmelino.

No segundo dia, mais duas mesas serão compostas com os temas: “O trabalho dos ACE no contexto das ações de vigilância em saúde”, com a participação de Ivando Antunes da Silva e Maria Teresa Garrafa; e “Desa­fios e perspectivas na qualifi­cação profi­ssional dos Agentes de Endemias” com os palestrantes Prof. Dr. Carlos Eduardo Colpo Batistella e Marcos Veltr.

Durante as palestras os presentes poderão fazer perguntas aos palestrantes e convidados e será realizado também um trabalho em grupo para sintetizar as ideias. Com este seminário esperamos compreender as principais diretrizes da política de atenção básica na cidade, assim como identificar as exigências e dificuldades do trabalho do agente de endemias para construir uma proposta de qualificação profissional para toda a categoria.