SINDSEP - SP

Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Minicípio de São Paulo

SINDICALIZE-SE

Outras Secretarias

24/10/2017 - 12:45

Sindsep realiza palestras na Zona Sul sobre os 20 anos do SUS

Dirigentes e servidores debatem o modelo de saúde pública do Brasil e os retrocessos das reformas

Na última sexta-feira (20), aconteceu no Céu Vila Rubi, zona sul da capital um encontro sobre os 20 anos do SUS, avanços e retrocessos. A mesa foi composta pelos dirigentes Sandro Bento, Antônio Carlos Lima e o advogado do Sindsep Aldo Moreira. O auditório do Céu contava com mais de 40 servidores da região.

Aldo discursou sobre os PLs que atacam os direitos como a Reforma da Previdência e a Reforma Trabalhista. Usou exemplos envolvendo mulheres lactantes, acidentes de trabalho, multas as grandes empresas, demissões e a negociação trabalhista, e explicou a diferença de como são tratadas essas situações antes e após a aprovação das reformas.

Antônio Carlos iniciou sua fala com uma análise de conjuntura do governo Doria, falou sobre a contribuição que hoje é de 11% e o governo tem o projeto de aumentar para 14% e mais 5% por 5 anos. Sendo que o aumento salarial continua sendo de 0,01%. Antônio explicou sobre o PL 920 que congela por 2 anos o orçamento do Estado, e sobre o Sampaprev.

O secretário geral fez também uma retrospectiva do modelo de saúde no Brasil e os 20 anos do SUS, e explicou sobre a nova PNAB (Política Nacional de Atenção Básica). O PLC n° 56/2017 que altera a Lei federal 11.350/2006 fala sobre a reformulação das atribuições, a jornada e condições de trabalho, o grau de formaçãoa técnica e continuada, a indenização do transporte dos profissionais agentes comunitários de saúde e os agentes de combate a endemias.

Para encerrar, os servidores puderam fazer perguntas aos palestrantes sobre os temas apresentados. O Sindsep entende que palestras e debates como estes são de extrema importância para garantir a qualidade da luta por direitos.

[voltar]