Saúde do Trabalhador

02 de Setembro de 2016 - 18:09

Pesquisa para caracterizar os eventos de violência no âmbito da Secretaria de Saúde

A CGP-SMS-G, em virtude de uma demanda oriunda do Ministério Público da mesa de negociação permanente da SMS , e por ocasião das inúmeras denúncias de violência que recebe através da Ouvidoria SUS e pessoalmente, atentou-se para a necessidade em conhecer mais profundamente o perfil da violência na SMS.

     Por este motivo, delineou um projeto que visa traçar o perfil da violência no âmbito da SMS, com todos os seus trabalhadores, independente do vínculo. Ou seja, qual a violência mais preponderante no âmbito do trabalho em saúde (assédio moral, assédio sexual, bulling etc), qual o profissional que está mais vulnerável e susceptível aos eventos de violência, qual o conhecimento que os trabalhadores têm dos mecanismos de denúncia e protetivos entre outros aspectos.

Segue o link para o questionário relacionado a caracterizar os eventos de violência no âmbito da SMS. O link pode ser acessado de qualquer computador em qualquer local, desta forma, se puder divulgar para os trabalhadores da Secretaria agradeço. Quanto mais a divulgação e capilarização mais embasamento para a formalização das ferramentas necessárias visando mitigar esses atos. Clique aqui para conferir o link!

O Sindsep orienta a todos os trabalhadores da saúde, acessem o link acima e preencham o questionário, pois o mesmo servirá como base para construção da política de prevenção a violência no âmbito do trabalho. Atenção! Favor preencher com cautela e responsabilidadea a pesquisa,  para que desta forma possamos realizar um retrato fiel das situações enfrentadas diariamente pelos trabalhadores.

A elaboração deste perfil será através de um questionário preenchido via FormSUS, o qual preserva a identidade do voluntário e só será disponibilizado e respondido on line, através de qualquer computador.