SINDSEP - SP

Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Minicípio de São Paulo

SINDICALIZE-SE

Saúde do Trabalhador

05/09/2017 - 16:13

SINDSEP-SP realiza o 1º Congresso de CIPAs do Município de São Paulo

A Secretaria de Políticas de Saúde do Trabalhador, em parceria com a Secretaria de Formação, do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo (SINDSEP-SP), realizou no dia 31/08 e 01/09 o 1º Congresso de CIPAs do Município de São Paulo. O evento contou com apoio da FUNDACENTRO, fornecendo materiais informativos e profissionais de excelência como palestrantes.

Com objetivo principalmente formador, o congresso contextualizou o momento histórico de lutas e a importância do papel do cipeiro, procurando ainda fomentar a reflexão a respeito do papel do trabalho com relação ao processo saúde-doença, abrindo espaço para a construção de ações de vigilância junto aos mais diversos parceiros.

A primeira mesa contou com a ilustre presença de Irene Rodrigues da Silva, da Confetam, que abordou o atual cenário de contra-reformas e desmontes do governo golpista de Temer, a prof.ª Luci Praun, docente na Universidade Metodista de São Paulo, que iluminou o contexto da precarização do trabalho e suas origens sociais-político-econômicas, e do excelente deputado estadual Carlos Neder, que retomou o contexto da criação da lei da CIPA, reforçando o papel fundamental do SINDSEP-SP na construção desse instrumento à luta por saúde dos trabalhadores.

À tarde Eliana Pintor, professora do Instituto Sedes Sapientiae, situou o papel dos CERESTs e CRSTs na vigilância em saúde do trabalhador e apontou as potencialidades em parcerias com cipeiros e sindicatos. Maria do Socorro, profissional do COGESS, demonstrou o uso do módulo CIPA no SIGPEC e evidenciou seu uso como instrumento de registro de ocorrências, bem como de exercício de direitos.

O segundo dia do Congresso teve início com a fala do professor da UNESP Ildeberto Muniz de Almeida, que abordou o Modelo de Análise e Prevenção de Acidentes de Trabalho (MAPA), procurando desconstruir a culpabilização do trabalhador, cujo resultado frequente é a ocultação dos aspectos organizacionais do trabalho responsáveis pela ocorrência. Trabalhadores puderam relatar acidentes e serem orientados quanto a direções para a análise desses fatos.

Após o almoço, José Marçal Jackson Filho, docente da Faculdade de Saúde Pública da USP, e Daniela Tavares, pesquisadora da FUNDACENTRO, abordaram os aspectos adoecedores do serviço público e sua relação com processos políticos, sociais e históricos, caracterizando os serviços como espaço de disputa.

Comum à todas as mesas foi a percepção de que o presente momento é de luta e que, mais do que nunca, a ação dos cipeiros, em conjunto ao sindicato, se mostra extremamente necessária.

A avaliação do congresso pelos trabalhadores foi majoritariamente positiva, sendo instrumento importante ao cotidiano dos trabalhadores.

O SINDSEP-SP agradece a presença de todos e relembra a importância da atualização e manutenção dos cadastros de CIPA junto ao sindicato.

Você pode entrar em contato com a Secretaria de Políticas em Saúde do Trabalhador através do telefone (11) 2129-2999.

 

[voltar]