Educação

26 de Junho de 2019 - 17:06

Coletivo de Educação do SINDSEP define tema e eixos do VII Congresso de Educação

Reunião do Coletivo de Educação do Sindsep


Reunidos na última segunda feira, 24.06, a Comissão Organizadora do VII Congresso e membros do Coletivo de Educação do Sindsep traçam prioridades para o próximo período e debatem os eixos e formato para o VII Congresso de Educação do Sindsep, a realizar-se em 16, 17 e 18 de outubro de 2019.

Inicialmente, com o tema: “Territórios Educativos – Vivências e Experiências: a educação resiste”, o VII Congresso deverá ser coroado com a participação efetiva dos profissionais da educação, seja na condição de palestrantes, apresentação de trabalhos ou como congressistas. A proposta é que a própria Rede Municipal de Educação seja a protagonista em todo o processo, da preparação ao encerramento. Neste sentido, o Sindsep deverá abrir link para inscrição de participação dos interessados.

Para além do Congresso, o Coletivo aprovou a iniciativa para que o Sindsep desenvolva uma Roda de Conversa com dicas e preparação para o Concurso de ATE e Coordenador Pedagógico, a qual acontecerá aos sábados, nos dias 03, 10, 17 e 24 de agosto. A inscrição será gratuita e se apresenta como uma alternativa frente ao alto custo dos cursos preparatórios. Nos próximos dias será divulgado o procedimento de inscrição e a grade de horário para participação dos interessados que se inscreveram nestes Concursos.

Ainda em agosto, estão previstos mais 02 cursos que nos auxiliam na evolução funcional, mas também na nossa prática cotidiana no chão da escola. Um refere-se ao debate sobre o Currículo da Cidade, que ficamos de reformatar a partir da Formação Cidadã que não ocorreu devido à greve do início do ano. Já o outro pretende aprofundar o tema das Reflexões sobre Sociologia da Infância, que foi apresentado no ano passado.

Já para o mês de setembro, serão 02 eventos importantes: estamos nos preparativos para a realização de um seminário que trate do tema: Participação Popular – a ideia é reunir todos os representantes em Conselhos, Fóruns e instâncias de acompanhamento e controle para fortalecer esta atuação; E outro evento pretende confraternizar os aposentados filiados ao Sindsep, em especial, os profissionais da educação que tanto contribuíram com o ensino municipal e o próprio sindicato.

O Sindsep prepara outra grande ação voltada ao processo de formação de seus filiados e para tanto, tal qual o Congresso vai contar com o protagonismo de cada profissional de educação que desenvolve trabalhos educacionais de primeira grandeza e justamente por isso, estas habilidades e conhecimento devem ser multiplicados. Detalhes no Boletim Especial da Educação que o Sindsep está preparando para o mês de agosto, quando as crianças e professores estarão retornando do recesso.

Parabéns ao Coletivo e Comissão Organizadora (sempre aberto a novos membros)!

Parabéns ao Sindsep!
Juntos, Somos Fortes!