Educação

14 de Outubro de 2022 - 17:10

Dia do/a Professor/a

?Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante ?

                                    Paulo Freire

 

Dia do Professor

Mais do que comemorar é preciso reconhecer o trabalho dos nossos professores, um dos principais pilares da transformação social

 

A Educação se transforma a cada novo desafio, a cada nova descoberta, a cada nova necessidade da sociedade contemporânea. O que não muda é a importância e o impacto social que o professor tem na vida de cada estudante.

 

Celebrar o Dia do Professor nos remete a necessária reflexão sobre a importância deste profissional na formação cidadã, critica e emancipatória dos nossos educandos.

 

Vivemos um momento de profunda crise social, política, econômica e cultural.   Muito pelos efeitos da pandemia, mas sobretudo por estarmos diante de governos onde se sobrepõe a intolerância e o desrespeito ao compromisso que deveriam assumir com a educação enquanto prioridade para a construção de uma nação soberana, livre, justa e igualitária.

 

Se queremos construir uma sociedade mais justa, com cidadãos mais críticos e emancipados, se queremos e precisamos construir uma nação soberana é preciso entender o papel transformador que desempenha cada educador na vida e na formação dos nossos bebês, crianças, jovens e adultos.

 

A data é um importante momento de reflexão para que todos, pais, alunos, sociedade, possamos repensar como tem sido nossas atitudes para com os professores. O quanto valorizamos este profissional, como temos nos posicionado frente aos governos que buscam quase que diariamente, desvalorizar, desqualificar e retirar direitos. A forma como tratamos os professores diz muito sobre que educação queremos.

 

Investir em educação de qualidade é investir na profissão docente, garantindo direitos, salários e planos de carreira dignos, melhores condições de trabalho, formação continuada, envolvendo e engajamento os professores nas tomadas de decisão e na construção de políticas públicas que garantam o direito à educação.

 

Neste sentido, nós do Sindsep acreditamos que, mais do que comemorar é preciso reconhecer o trabalho dos nossos professores como protagonista da construção de uma sociedade mais democrática, como importantes lideranças que podem garantir no cotidiano escolar a formação dos nossos estudantes para o diálogo, a tolerância e o respeito, importantes valores para a construção de uma sociedade mais humana e menos desigual.

 

Juntos continuamos na luta para a constituição e a garantia de políticas públicas que valorizem a carreira docente, como exigir o cumprimento da meta 17 do Plano Nacional de Educação e no município de São Paulo a meta 4 do Plano Municipal de Educação que tratam, respectivamente, da valorização do magistério público da educação básica.

 

Acreditamos que nesta luta também nos acompanha a esperança. A esperança que se constrói cotidianamente em cada unidade educacional com o fazer cada vez mais comprometido dos nossos professores para a construção de um mundo melhor para os nossos bebês, crianças, jovens e adultos.

 

.