Educação

11 de Fevereiro de 2022 - 11:02

JORNAL | COM A GREVE, TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO DERAM AULA SOBRE LUTA E DEFESA DA VIDA

A Educação foi exemplo de luta e participação na defesa dos/as servidores/as públicos/as e, principalmente, da vida de toda a comunidade escolar, ao paralisar por 120 dias em 2021.

 

“Ficar sob a administração de Doria, Covas e Nunes, nos trouxe a necessidade de resistir a uma política de terceirização na educação. A SME entrou em uma concepção do ‘faz de conta’, sem consulta, sem possibilidade de construir de forma conjunta as propostas para a educação, ingressamos numa fase de lutar pela preservação de direitos já adquiridos”, reflete Maciel Nascimento, secretário de Formação dos Trabalhadores da Educação do Sindsep.

 

 

   Trabalhadores/as em vigília, em frente à Câmara Municipal, pressionando pela negociação | Foto: Alexandre Linares/ Sindsep

 
 
 
“Nos últimos 4 anos o Sindsep esteve em todas as lutas que a Educação precisou. Mesmo durante o primeiro ano da pandemia, não deixou de fazer reuniões de representantes para ouvir e orientar seus fi liados, adaptando-se para promover reuniões on-line. No Sindsep, tenho divulgação das informações de forma honesta. Sou procurada por colegas da minha unidade e por outras onde trabalhei devido a essa confiabilidade. Também foi o sindicato que, de forma inédita, primeiro iniciou o Fundo de Greve. De forma costumeira e democrática, foi feito com participação dos filiados, elegendo conselho fiscal, construindo e votando o estatuto para regulamentação. Tudo isso colabora para que o nosso Sindsep seja diferenciado e atuante”.

Olga Romero Professora de Educação Infantil CEI CJ Prestes Maia
 
 
Fundo de Greve Solidário levou alimentos da agricultura familiar a famílias na Brasilândia e São Mateus. | Fotos: Lira Ali
 
 
 
 
“Frente a intransigência e truculência desse governo, fi nalmente conseguimos o pagamento dos dias parados e o fortalecimento do entendimento da greve como direito. Conquista do conjunto de servidoras que não fugiu da luta!”

Laura Cymbalista é professora e atua na coordenação pedagógica do CIEJA Aluna Jessica Nunes Herculano
 
 
Faixaço durante a Greve pela Vida em várias pontes da cidade | Foto: Lira Ali
 
 
 
 
 
“Já passei por diversas administrações, mas o que se vê nesses últimos 4 anos é um verdadeiro desastre. No CEU, em que trabalho, a piscina não funciona desde 2018, prejudicando a comunidade que não tem nenhuma opção de lazer. Os coordenadores não estão preparados para lidar com as demandas impostas por SME, ditadas sem conhecimento das necessidades do território. A presença do Sindsep tem trazido um certo freio, um limite para as ações e ordens cada dia mais acintosas e radicais da gestão e direção, como a proibição de sair de férias nos meses de janeiro e julho, algo que foge do minimamente aceitável”.
 
 
Maria* é bibliotecária de Centro Educacional Unificado de São Paulo
 
 
Em agosto de 2021, comunidade do CEU Capão Redondo protestou na DRE pela precariedade do complexo. | Foto: Cecília Figueiredo
 
 
 
 
 
FORMAÇÃO
 
 
 
UMA LIÇÃO QUE A PREFEITURA NÃO QUER MAIS COMPARTILHAR
 
“A Formação teve um papel fundamental no processo de debate com os trabalhadores, sempre trazendo temas atuais. Inclusive, tratando de questões que a Prefeitura não consegue tocar, como o curso de CIPA. Para além dos cursos, nós ampliamos o leque da Formação, como as rodas de conversa, debatendo temáticas fundamentais para a construção da cidadania dos trabalhadores. Ainda, passamos por um processo de trazer os trabalhadores para que eles também promovam a formação para eles, criando, assim, uma rede de Formação do Sindsep".
 
Maciel Nascimento é diretor da Secretaria dos(as) Trabalhadores(as) da Educação e de Formação do Sindsep, professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I na EMEI Armando de Arruda Pereira
 
 
 
 
 
 
“Eu sempre procurei fazer os cursos do Sindsep porque os assuntos abordados estão antenados com nossa realidade. Sempre saio dos cursos com bastante informação. Adoro”.
 
Rosângela Araújo é jornalista, servidora pública atua na Assessoria de Comunicação da Smads
 
 
 
“O curso de RSU foi, e é, extremamente importante para a elaboração de estratégias a serem realizadas na unidade onde cumpro minha atividade profissional, orientado por um olhar diferenciado na relação de trabalhador com as condições que esse local de trabalho pode oferecer. O curso de RSU torna-se ainda mais importante quando o agente de ligação (RSU) colabora com o andamento das atividades diárias, com atenção às demandas e necessidades consideradas exageradas pelas chefias, ou seja, de maneira ativa para o bom andamento da relação trabalho e trabalhador”.
 
José Erasmo de Oliveira é Agente de Endemias da UVIS Itaim Paulista
 
 
 
 
A Secretaria de Formação do Sindsep que, busca qualificar com os servidores e contribuir para um pensamento dos trabalhadores e trabalhadoras da Prefeitura de São Paulo, realizou, nesse período, 19 seminários/oficinas, 27 cursos (presenciais e à distância), aulas públicas, lives nas redes sociais e outras atividades.
 
Acesse o site da Formação do Sindsep: www.escolasindsep.com.br

 
 
 
 


Fique ligado! ELEIÇÕES DO SINDSEP 2022


Dias 21, 22, 23 e 24 de Fevereiro - 8h às 18h

 

Urnas itinerantes nos locais de trabalho

 

Urna fixa SINDSEP Rua da Quitanda, 101 - Centro
 
Urna fixa SINDSEP - Rua da Quitanda, 162 - Centro