Educação

01 de Fevereiro de 2022 - 17:02

Sindsep cobra mesa de negociação em reunião com SME

Na manhã desta terça-feira (01.02), a Direção Executiva do Sindsep se reuniu com a assessoria parlamentar da  Secretaria Municipal de Educação, para cobrar os diversos ofícios enviados e que não tiveram respostas por parte da secretaria. A reunião contou com a presença de Luba Mello, Secretária da Mulher Trabalhadora do Sindsep, Maciel Nascimento, Secretário de Políticas para a Educação, acompanhados da representação da base do analista de Esporte do CEU Sapopemba, José Luiz Correa.

O principal assunto tratado foi a preocupação de um retorno irrestrito dos bebês, crianças pequenas e alunos na próxima semana, sem que tenhamos dialogado sobre a problemática do cenário atual e sem orientações precisas, já que o último Protocolo de Volta às Aulas está desatualizado. Vale lembrar que as crianças de 0 a 4 anos ainda não foram vacinadas, e as crianças maiores que 5 anos ainda não completaram o ciclo vacinal, o que nos obriga a repensar o início das atividades em todas as unidades escolares. Motivo pelo qual solicitamos reunião urgente com o Secretário.

A pauta também tratou de solicitar informações quanto às orientações para atribuição compulsória em Complementação de Jornada, o tal "Projeto Fortalecimento"  sem dialogar com os trabalhadores e nem com as entidades. Deixar a unidade escolar sem possibilidade de cobertura para emergências de forma ditatorial, não sinaliza com início de um bom ano letivo. Somos radicalmente contra este formato ditatorial que na verdade, retira da escola a possibilidade da organização local, de forma democrática. Solicitamos, ainda, resposta ao Ofício que pede a quantidade de crianças que estão sem vaga garantida para acesso à 1ª série do Ensino Fundamental, situação que tem gerado conflito nas escolas.

A retomada da Mesa de Negociação em COCEU teve destaque na nossa conversa, pois se faz urgente uma análise crítica sobre as várias questões que envolvem a atuação dos Analistas no espaço CEU. Organização Escolar, Calendário, PDE, liberação para as atividades sindicais e outras demandas seguem pendentes de debate e, neste sentido, o Sindsep pede urgência nesta Mesa de Negociação.