Educação

18 de Julho de 2022 - 17:07

Sindsep participa da II Conferência Nacional Popular de Educação ? Conape 2022

Comissão formada por dirigentes e representantes sindicais de unidade do Sindsep, junto com professores e quadro de apoio da educação, participaram da  II Conferência Nacional Popular de Educação – Conape 2022, entre os dias 15 e 17 de julho, em Natal, no Rio Grande do Norte.

 

O encontro foi promovido pelo Fórum Nacional Popular de Educação – FNPE e teve como tema “Reconstruir o país: a retomada do estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as. Já o lema da atividade foi “Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.

 

“Foi muito importante o evento como uma organização dos trabalhadores num momento em que o governo Bolsonaro vem atacando a educação nos últimos quatro anos. Não podemos compactuar com uma conferência nacional manipulada. A organização dos trabalhadores é muito importante ainda mais que queremos fazer uma virada nos rumos do país para a gente resgatar a educação pública de qualidade, os direitos da população e dos profissionais de educação”, pontuou Sérgio Antiqueira, secretário geral do Sindsep, que esteve presente no evento.

 

O primeiro dia de Conferência foi marcado por um ato político-cultural e caminhada da educação. A abertura foi marcada por apresentações artísticas. O evento ainda contou com estandes e feira econômica, solidaria, alimentação e artesanato. Exposição fixa Centenário de Paulo Freire, campanha de Pé no Chão se Aprende a Ler e histórias dos festejos juninos.

 

Durante os três foram realizadas apresentações de trabalhos acadêmicos, atividades auto gestionadas e plenárias de eixos para debater o documento base da Conape 2022.

 

A Confetam se destacou na Conferência, com um estande, com materiais e a cartilha sobre a plataforma política dos servidores municipais. Material desenvolvido pela Confetam com o apoio do Sindsep. A entidade ainda realizou duas oficinas no evento.

 

Oficina sobre "Adequação de Planos de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) para os Profissionais da Educação no âmbito do Novo Fundeb". Como também sobre "O exercício do Controle Social no Novo Fundeb, como contribuir?”

 

No dia 16 de julho, a Confetam lançou dentro do evento a plataforma das servidoras e servidoras para a eleição. Que será um instrumento para a consolidação de parcerias no movimento sindical e social, para o enraizamento de propostas e intervenção efetiva nos rumos do país e do estado. O documento é uma referência para posicionamentos, negociação, mobilização e acompanhamento das políticas a serem implementadas.

 

A participação da Delegação do Sindsep e das/os Delegadas/os do Estado de São Paulo na CONAPE deu o tom nos debates e discussões. As atividades desenvolvidas pela nossa Confederação, a CONFETAM, tiveram grande importância ao destacar as questões relacionadas ao FUNDEB e Planos de Cargos, bem como o lançamento da plataforma dos Municipais para as eleições que teve grande participação.

 

“Foi com muita responsabilidade e orgulho que representei o Estado, junto a Coordenação da Conferência, na condição de estar Secretário Executivo do Fórum Estadual de Educação da cidade São Paulo. Foi fundamental o esforço do Sindsep em garantir a presença dos nossos filiados neste evento, que teve início em agosto de 2021, com a realização da etapa municipal da cidade de São Paulo em dezembro de 2021, na Conferência Estadual, culminando com essa coroação da CONAPE da Esperança, denominação proposta por São Paulo e aprovada pelos presentes. Parabéns, delegação do Sindsep, demos um show de cidadania e respeito em defesa da educação”, afirmou Maciel Nascimento, secretário dos Trabalhadores da Educação do Sindsep.

 

Ao final do evento trabalhadoras e trabalhadores do Brasil presentes na Conape, aprovaram a Carta de Natal, que tem como compromisso em defesa da educação pública de qualidade e que será apresentada no dia 22 de julho, após revisão de texto.

 

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS