Educação

06 de Setembro de 2018 - 17:09

Sindsep realiza Congresso histórico, com a participação de todas as categorias da educação

Educadores e Educadoras aprovam o Plano de Lutas para o próximo período

O VI Congresso de Educação do Sindsep, adotou o tema "Educação além do papel: por uma base diversa que respeite a todos (as)", para os trabalhadores lotados na Secretaria Municipal de Educação, que aconteceu no Centro de Formação, nos dias 4,5 e 6 de setembro. 

 

O Secretário da pasta de Educação, Maciel Nascimento, iniciou os trabalhos agradecendo a presença de todos os educadores que compreendem a importância de participarem de um Congresso voltado a categoria na atual conjuntura que se encontra o país. 

 

Logo pela manhã aconteceu uma atividade cultural, com Maria Ediméia Ferrer, Bibliotecária e especialista em Contação de Histórias, na sequência a dirigente Djalma Prado deu início a um workshop apresentando as bonecas Abayomi, contando a história e o significado das bonecas. Ainda pela manhã, Ivan Poli, Mestre em Mitos Civilizatórios participou da primeira mesa debatendo questões étnico/raciais.

 

A abertura do Congresso aconteceu na parte da tarde, com a presença de Sergio Antiqueira - Presidente do Sindsep, Maciel Nascimento - Secretário de Políticas para os Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação, Juneia Martins - Secretaria Nacional de Mulheres Trabalhadoras da CUT, Douglas Izzo - Presidente da CUT Estadual, Mizael Elson - Presidente da Confetam (em exercicio) e Eunice Rute - Secretária de Políticas Raciais da Fetam. Na ocasião os presentes fizeram uma análise do momento político atual, destacando as lutas que enfrentaremos nesta nova etapa pós as eleições, e a importância da união de todos os trabalhadores contra os ataques aos direitos trabalhistas. 

 

Além dos convidados, a Mesa de Abertura contou com a representação de todas as categorias de profissionais presentes ao Congresso. Selma Rocha, Prof. Dra em História e Diretora da Fundação Perseu Abramo presenteou os presentes com uma Aula Magna que versou sobre os perigos da Base Nacional Comum Curricular, o BNCC e o Curriculo Educacional em um País pós golpe. Finalizando o primeiro dia, a nova diretoria da entidade, que teve posse em maio/2018 foi apresentada aos congressistas reafirmando seus compromissos com a categoria.

 

No segundo dia de Congresso a estrutura, o funcionamento e as instâncias deliberativas do Sindsep, foram expostas pelo presidente Sergio Antiqueira. A primeira mesa composta por Eni de Souza (Conselheira Fiscal do IPREM), Eduarda Kaiser (CAE), Josenildo Lima (FUNDEB), Celia Mathias (CRECE), Edilene Ribeiro (FEMEISP) , Iva Mendes (Fórum EJA/MOVA), João Kleber Souza (Fórum de Educação Integral) e Maciel Nascimento (FME), foi coordenada pela Secretária de Saúde do Sindsep, Lourdes Estevão. E debateu a importância da participação popular na área da Educação. A Mesa foi composta pelas representações do Sindsep em instâncias externas, e os Fóruns ligados a Educação.

 

A segunda etapa do dia, debateu o tema "Amorosidade na educação: gênero, raça e diversidade" pelos palestrantes, Denise Mota Dau (Secretaria Sub-Regional do Brasil da Internacional dos Serviços Públicos ISP), Marilândia Frasão (Especialista em Educação para as relações étnico raciais) e Lula Ramires (Mestre-Doutor em Educação pela PUC/SP), coordenados pela Secretária de Eventos e Cultura, Djalma Prado. 

 

O terceiro e último dia de Congresso, se deu início com o debate sobre a saúde dos trabalhadores, com a presença do Secretário da pasta, da psicóloga do Sindsep, Carolina Grando e do pesquisador da Fundacentro, Jefferson da Silva. Na parte da tarde foram formadas rodas de conversas para os educadores debaterem as principais necessidades e pautas de cada segmento da Educação, com proposição de ações e medidas para a categoria, que após a apresentação em Plenário foram aprovadas por unanimidade, bem como o Plano de Ação da Secretária de Políticas para os Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação, apresentadas pelo Secretário Maciel Nascimento.

 

Para o encerramento das atividades, foram realizados sorteios e feitos os agradecimentos a quem construiu este grande momento, o Coletivo de Educação do Sindsep. Um grande gol de um sindicato combativo e transparente, de defesa intransigente dos trabalhadores..