Funcionalismo

05 de Abril de 2018 - 16:04

Governo ainda não se pronunciou oficialmente sobre dias parados

O Sindsep já encaminhou no início da semana ofício ao Prefeito e ao Secretário de Gestão, requerendo o não desconto e a reposição dos dias parados. Enviamos como anexo ainda, o documento do Fórum das Entidades com sindicatos e associações subscritos. Também solicitou aos secretários municipais audiências. Enquanto isso, nosso departamento jurídico ligou para RHs de Supervisões e Secretarias onde os trabalhadores identificaram ameaças de desconto de ponto. Em todos estes locais, após a conversa, a posição de chefias e responsáveis pelos apontamentos foi a de aguardar a posição da Prefeitura ou dos Secretários.

O Secretário de Educação, Alexandre Schneider, retornou ligação do Sindsep no da 02 de abril e afirmou que pretendia publicar Portaria sobre a reposição dos dias parados. O Secretário achou razoável que a publicação incluísse os trabalhadores lotados na Secretaria que não compõe o QPE (Quadro de Profissionais da Educação). Estamos buscando novo contato para confirmar a informação que está circulando nas redes de que tal Portaria sairia publicada amanhã (06/abr), e, ainda, se a mesma trata do conjunto dos trabalhadores, ao menos na secretaria.

Sobre os servidores das demais Secretarias, o Sindsep conseguiu a informação da SMG que o governo está discutindo uma publicação geral, o que confirma a informação também recebida pela Coordenação do Fórum das Entidades. 

Mantemos a orientação aos trabalhadores de não se submeterem a nenhuma pressão ou retaliação, denunciando ao sindicato, inclusive ameaças de apontamento de desconto. Continuamos a buscar uma definição negociada com a Prefeitura, dialogando inclusive com outros sindicatos do movimento grevista. O governo tem a responsabilidade pela reposição, inclusive como satisfação à sociedade.