Funcionalismo

05 de Novembro de 2019 - 09:11

Os agentes de COMBATE A ENDEMIAS do Município de São Paulo, manifestam seu repúdio contra o secretário de Saúde Edson Aparecido dos Santos e o prefeito Bruno Covas

No dia 31 de outubro foi realizado um evento para comemorar o dia 4 de outubro, dia dos agentes comunitários de Saúde e Agentes de combate a endemias. Nesse evento o prefeito agradeceu ao trabalho de promoção a Saúde feito pelos ACS (agentes comunitários de saúde) e simplesmente ignorou a existência dos ACE (agentes de combate a endemias) que trabalham de baixo de sol, sem veículos, sem material adequado, fazendo prevenção e promoção a Saúde em todos os cantos, periferias e comunidades desse município, combatendo as arboviroses e demais zoonoses diariamente.

 

Ao homenagear somente os ACS, que merecem sim serem parabenizados, o evento nem ao menos mencionou os ACE. Esse governo simplesmente nos ignora e despreza nosso trabalho.

 

Não bastando esse descaso, a Secretaria publicou em seu Instagram uma foto de um agente de endemias e no texto coloca para os cidadãos abrirem as portas para os agentes comunitários.

 

É bom que esse Governo entenda que o serviço de combate às arboviroses e demais zoonoses é feito por nós AGENTES de combate a ENDEMIAS que trabalhamos com Vigilância em Saúde.

 

Lutamos diariamente contra Dengue, Febre Amarela, Chikungunya, Zika, Leptospirose, Febre Maculosa, entre outras endemias. Lutamos também contra a falta de estrutura. Estamos sem veneno, sem carros, sem segurança. E essas ações demonstram o quanto a Secretaria nos menospreza.

 

Queremos a retratação da Secretaria de Saúde e valorização do nosso trabalho e carreira.

 

Link com a notícia sobre a homenagem aos ACS: