Jurídico

24 de Abril de 2010 - 00:04

COMUNICADO SME Nº 674 - Curso:A criança de 6 anos no Ensino Fundamental: Subsídios Teóricos e Práticos para a ação docentevoltado para professores dos primeiros e segundos anos do Ciclo I do Ensino Fundamental de 9 anos da Rede Municipal

PUBLICAÇÃO POR OMISSÃO NO DOC DE 26/03/2010 COMUNICADO Nº 674 O Secretário Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Diretoria de Orientação Técnica Pedagógica do Ensino Fundamental e...

PUBLICAÇÃO POR OMISSÃO NO DOC DE 26/03/2010 COMUNICADO Nº 674 O Secretário Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Diretoria de Orientação Técnica Pedagógica do Ensino Fundamental e Médio comunica a realização do Curso:“A criança de 6 anos no Ensino Fundamental: Subsídios Teóricos e Práticos para a ação docente”voltado para professores dos primeiros e segundos anos do Ciclo I do Ensino Fundamental de 9 anos da Rede Municipal de Ensino e profissionais da SME – DOT Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e DOT-P das DRE. Justificativa: A SME – DOT – Ensino Fundamental e Médio propõe o curso “A criança de 6 anos no Ensino Fundamental: Subsídios Teóricos e Práticos para a ação docente”com o intuito de refletir, discutir e construir uma prática pedagógica voltada ao atendimento das novas necessidades das escolas municipais da Prefeitura do Município de São Paulo, buscando subsidiar as ações para implementação do Ensino Fundamental de 9 anos. Esta ação, somada a outras, se faz necessária diante do propósito de continuamente contribuir para a formação dos profissionais da educação. Objetivos do Curso: Discutir a fundamentação legal para a implantação e organização do Ensino de 9 anos; Planejar e discutir com os participantes a adequação dos espaços físicos, do tempo e do material pedagógico para o trabalho com as crianças de 6 anos no Ensino Fundamental; Apresentar e discutir com os participantes a orientação curricular do Ensino Fundamental de 9 anos, tendo como foco o trabalho com as crianças de 6 anos, respeitando-se as peculiaridades desta faixa etária; Discutir e organizar junto aos participantes formas de registro e avaliação para as crianças de 6 anos em função das mudanças no Ensino Fundamental de 9 anos; Discutir a parceria entre a escola, a família e a sociedade, no sentido de fortalecer a escola na implementação do Ensino do Ensino Fundamental de 9 anos. Conteúdo Presencial: 12 horas 1º encontro: Carga Horária – 4 horas Apresentação do Curso “A criança de 6 anos no Ensino Fundamental: Subsídios Teóricos e Práticos para a ação docente”, objetivos e metodologia; Orientação e aprofundamento do uso da plataforma da Fundação Santillana. 2º encontro: Carga Horária – 4 horas Discussão e reflexão sobre as ações mobilizadas na escola em relação aos módulos concluídos em 2009. 3º encontro: Carga horária – 4 horas Avaliação da participação do educador e do desenvolvimento das atividades e dos registros desenvolvidos durante o curso. Conteúdo on line e Programação: 80 horas MÓDULOS PROGRAMAÇÃO 2010 1. Legislação e Orientações do MEC 19/04 2. Teorias da aprendizagem, processos cognitivos e características da criança de 6 anos 26/04 3. Organização de cantos de atividades diversificadas – Como e por que Organizar cantos de atividades diversificadas 03/05 4. Implantação da atividade permanente “Cantos de atividades diversificadas”; Planejamento e encaminhamento; Organização de espaços e materiais. 10/05 5. Organização do cotidiano pedagógico; Planejamento; Organização da rotina; Atividades permanentes. 17/05 6. O jogo simbólico; Jogo e Cultura; Criação de ambientes lúdicos. 24/05 7. As brincadeiras; Jogos e brincadeiras tradicionais; os jogos e o movimento; os jogos e a vida em grupo. 31/05 8. Alfabetização e cidadania; Planejando uma rotina de trabalho; Diagnóstico; O trabalho com nome próprio. 07/06 9. Oralidade; Situações de conversa no cotidiano; Situações formais de comunicação. 14/06 10. Leitura pelo professor; Leitura pela criança; Práticas de leitura na sala de aula. 21/06 11. Escrita pela criança; Produção textual; Práticas de escrita na sala de aula. 28/06 12. O jogo como estratégia de ensino; encaminhamentos e intervenções do professor. 02/08 13. Construção do número pela criança; planejamento da rotina de trabalho. 09/08 14. Resolução de problemas. 16/08 15. Linguagem Visual, desenho, o desenho também se planeja. 23/08 16. Ver e fazer arte; Pintura; Leitura e