Mulheres

25 de Julho de 2022 - 16:07

Dia internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e Dia Nacional Tereza de Benguela

Neste 25 de julho comemoramos o Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela. Um dia de extrema importância, sobretudo para a comunidade negra latino americana.

Nesta data, de importância histórica, relembramos a vida de Tereza de Benguela, que foi líder do quilombo Quariterê no século XVIII. Depois da morte de seu companheiro, José Piolho, Tereza se tornou a rainha do quilombo, e através de sua liderança, resistiram à escravidão por duas décadas até 1770, quando o quilombo foi destruído pelas forças do governador da capitania do Mato Grosso, Luiz Pinto de Souza Coutinho. Parte da população (79 negros e 30 índios) foi assassinada e outra, aprisionada. A data de hoje visa dar visibilidade para a importância histórica da Mulher Negra no Brasil.

Já o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, data reconhecida pela ONU, relembra o dia do 1º encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, que propõe a união entre essas mulheres, além de denunciar o racismo e o machismo enfrentado por todas as mulheres.

“Quando falamos de Tereza de Benguela, lembramos que tivemos diversas outras mulheres com papel importante na luta da classe trabalhadora, na luta contra a discriminação e nas questões de gênero” Reforçou, Lourde Estevão. E, continuou “é importante lembrarmos que, em nenhum momento, os negros ficaram passivos ao processo de escravidão. A libertação dos negros é fruto da organização dos negros contra o sistema escravagista. E esta luta ainda não terminou, por isso é tão relevante exaltarmos uma data como a de hoje.”

Veja aqui o vídeo de Lourdes Estevão falando sobre este dia e sua importância: https://www.facebook.com/sindsep/videos/582907163235997