Mulheres

29 de Novembro de 2018 - 16:11

Luba, dirigente do Sindsep participa da Cúpula dos povos em Buenos Aires Argentina

A convite da Rebrip (Rede Brasileira pela integração dos Povos), a secretária da Mulher Trabalhadora Sindsep, Luba Melo, participa da Cúpula dos Povos.

A Cúpula dos Povos é um evento paralelo ao G20, que acontecerá entre 30 de novembro à 1º de dezembro em Buenos Aires, na Argentina.

O G20 vai realizar sua 13ª reunião e ele é formado pela União Europeia e 19 países: Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Corrêa do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, África do Sul e Turquia.

Já a Cúpula dos Povos é organizada por entidades da sociedade civil e movimentos sociais de vários países. Nela há diversas tendas com apresentações e debates o dia todo com temas como; trabalho, direitos humanos, soberania alimentar, feminismo, meio ambiente, sustentabilidade, entre outras.

Em paralelo, como todos os anos, movimentos feministas, organizações de esquerda e movimentos sociais se organizam contra o referido fórum internacional. Por considerar que as propostas do G20 não contemplam as raízes da desigualdade que afligem as mulheres, os negros, a classe trabalhadora e os mais vulneráveis. As definições das reuniões do G20 hegemonizam uma agenda de liberalização econômica e de ajustes que representam os interesses do capital, aprofundando ainda mais a exploração, a desigualdade e a pobreza.