Mulheres

27 de Maio de 2022 - 16:05

Luba Melo participa de evento promovido pela ISP em Lima

Luba Melo, vice-presidenta do Sindsep, dirigente do Comitê Interamericano IAMREC e coordenadora do Comitê de Mulheres da ISP (Internacional dos serviços públicos), esteve nos dias 24 e 25 de maio, participando do encontro dos Comitês de Jovens e de Mulheres da ISP, em Lima, no Perú.

 

No encontro foi apresentado o projeto "Transição justa, sindicatos, cidadania e serviços públicos", por Rebeca Cespedes, integrante da equipe de gestão do projeto na ISP. Que será desenvolvido no Brasil pelas dirigentes das entidades filiadas a Internacional dos serviços Públicos.   

Ainda foi debatido no evento temas como mudanças climáticas, justiça fiscal, políticas públicas, democracia, gênero, avanços e estratégias para uma América Latina com mais democracia. Também foi apresentado por cada representante dos comitês a conjuntura de seu país pós pandemia e perspectivas para os serviços públicos.

 

Luba Melo fez uma apresentação intitulada "Em defesa das políticas públicas do Brasil: em busca de justiça social e serviços públicos de qualidade", em que destacou as principais lutas e reivindicações dos últimos anos. Desde o golpe de 2016, passando pelo teto dos gastos públicos, reforma trabalhista, reforma da previdência até os dias atuais. 

Ainda destacou a luta e protagonismo das servidoras e servidores brasileiros na defesa dos serviços públicos frente ao governo de ultradireita no Brasil, incluindo as grandes lutas travadas pela Confetam junto as 3 esferas do serviço público contra a PEC 32, uma vitória frente a tantos ataques. Também apresentou um documento com as principais reivindicações do funcionalismo público brasileiro.

 

“Apesar de a maioria dos países latinos estarem impactados negativamente por políticas que não atendem os anseios da população, temos alguns avanços como a Constituinte do Chile, a promoção de igualdade de gênero no Mexico e também esperança com a possibilidade da esquerda retornar em países chaves, especialmente Colômbia com Gustavo Petro e Brasil com Lula”, destacou Luba Melo.

 

As referidas atividades tiveram apoio das entidades Union to Union, sindicato da Suécia, FES Fundação Friedrich Ebert e Forsa, sindicato Irlandês.