Notícias

04 de Maio de 2018 - 10:05

Sindsep se reúne com superintendente do SFMSP

O Sindsep se reuniu com a nova superintendente do Serviço Funerário, Cristiane Rodrigues e assessoria, Ricardo, Alex e Jeomar. Representando o Sindicato estavam presentes João Batista Gomes, Manoel Pereira, Noemi Gomes, o Conselheiro e RSU, Cláudio e a assessoria técnica da entidade Elionara Ribeiro. A reunião aconteceu na Superintendência do SFMSP, nesta quinta-feira, 3 de maio.

 

O Sindsep levantou a situação do processo de concessão/privatização, sobre o qual foi informado que todo o processo está sendo construído pela Secretaria de Desestatização, porém estava suspenso e agora o TCM liberou. No entanto vai começar do zero e na próxima semana teremos mais informações. Reafirmamos que não concordamos com esse processo.

 

Sobre a questão da ida do SFMSP para a Secretaria de Prefeituras Regionais, foi informando que ainda não se concluiu esse processo. Até agora nada mudou do ponto de vista administrativo, para a Superintendente será melhor, pois há Prefeituras Regionais próximas aos cemitérios e possuem mais estrutura para apoio.

 

Já em relação ao concurso dos AGPPs, solicitamos a prorrogação e convocação dos aprovados. Os representantes do governo informaram que será prorrogado, mas que não há previsão de chamada, pois a Secretaria de Gestão não autoriza. Aguardemos a prorrogação, pois ele "caduca" no próximo mês.

 

Ainda o Sindsep levantou o porquê da revogação da portaria 14/82, de convênios do SFMSP com a Prefeitura e Iprem, do ressarcimento do auxílio funeral de servidor falecido. A nova superintendente se mostrou surpresa e que não tinha conhecimento sobre o assunto. Pedimos que volte esse convenio pois facilita a contratação de funeral diretamente no SFMSP. Senão o ressarcimento será feito posteriormente por meio de processo administrativo junto ao DERH.

 

Discutimos ainda as condições de trabalho, em relação ao que está sendo feito em relação ao PPRA e PCMSO dos cemitérios e polos. A partir de agora o Sindsep passara a acompanhar o treinamento dos servidores. Ação essa estabelecida pelo Ministério Público do Trabalho.

 

Em relação as retroescavadeiras, há dificuldade de contratar manutenção e a decisão seria alugar novas máquinas, o que ressaltamos a necessidade de aumentar o número para atender a demanda de todos cemitérios e jardins.

 

Além disso o pregão dos 15 carros fúnebres, um rabecão sem motoristas, será autorizado nos próximos dias.

 

E por fim vamos solicitar que a Secretária de Saúde autorize a vacinação da febre amarela de todos os trabalhadores do SFMSP.

 

Queremos ainda a discussão de concurso para agentes de apoio pois a cada dia mais colegas se aposentam e não há novas contratações. Sugerimos a possiblidade de contratação de emergência com posterior concurso público.

 

Também fomos informados de que foi retomado o convênio para os trabalhadores e familiares do Serviço Funerário com o SESC, maiores informações junto ao RH das unidades.

 

O Sindsep avalia que a reunião com a superintendente Cristiane foi positiva. Mas a luta continua. Sigamos na Luta para conseguir nossos objetivos de defesa do serviço funerário público e de qualidade.