04 de Setembro de 2008 - 00:09
A Confetam realizou entre os dias 27 a 30 de agosto, na Contag, em Brasília, sua 5ª Plenária Nacional. Participaram 94 delegados (44 homes e 50 mulheres), além de convidados e observadores. Entre eles, o presidente da ISP no Brasil, Jocélio
Drumond, o presidente da CNTE, Roberto Leão, e Antônio Lambertucci, representando o Secretário Geral da Presidência da República, Luiz Dulci.
A presidente da Confetam, Graça Costa, saudou os participantes e comemorou o fato da 12ª Plenária Nacional da CUT ter reconhecido o Ramo dos Municipais.
Dentre as resoluções, destacam-se a campanha pela retificação da Convenção 151 da OIT, o Piso Nacional dos Professores e o lançamento da Campanha Salarial de 2009, com discussão dos Orçamentos dos municípios.
Pelo “Piso Nacional dos Professores”
A Plenária decidiu desencadear uma campanha nacional para forçar o poder público a fazer valer a lei federal que representa o início do restabelecimento da dignidade do professor, usurpado ao longo de décadas de desvalorização nos governos anteriores.
Os Sindicatos deverão realizar, desde já, assembléias municipais para debater a lei e sua imediata implantação.
As federações do Ramo deverão promover seminários e ou audiências públicas nas respectivas Assembléias Legislativas e nas Câmaras Municipais.
Além de se engajar na campanha nacional deflagrada pela CUT e suas entidades filiados.
A Confetam decidiu também apoiar e participar da mobilização do dia 16 de setembro, que o dia de mobilização pelo piso. Por fim, realizar um seminário nacional para tratar da questão dos
aposentados e pensionistas no que se refere ao piso.