Saúde do Trabalhador

08 de Dezembro de 2021 - 10:12

Sindsep ministra o curso ?A atuação do(a) cipeiro(a) no âmbito municipal?

O Sindsep realizou nesta terça-feira (07), o curso “A atuação do(a) cipeiro(a) no âmbito municipal”, que foi ministrado para duas turmas, uma no período da manhã e outra no período da tarde, de forma virtual.

 

As atividades contaram com a fala inicial do diretor da Secretaria de Saúde do Trabalhador, Roberto Silva, que falou da importância dos trabalhadores, que sem eles a entidade não consegue fazer nada. O dirigente ainda falou da luta do Sindsep que durante a pandemia da Covid-19, não saiu da rua, para garantir condições dignas de trabalho e EPIs para os profissionais da linha de frente.

 

O secretário de Formação, Maciel Nascimento, também esteve presente nas aberturas das turmas e falou sobre a situação atual dos servidores que lidam com um governo autoritário. Em relação a pandemia, Maciel falou sobre a situação que estamos vendo no mundo com a variante Ômicron e que com o governo que temos no Brasil, esse cenário não inspira tranquilidade e que podemos voltar a viver 2020 novamente.

 

O dirigente também falou sobre a importância da Cipa e da luta do Sindsep para que o curso seja reconhecido, algo que a Prefeitura não consegue fazer e que ela reconheça a entidade sindical como parceira.  E por fim, desejou um bom curso para todos e todas.

 

Em seguida, Elionara Ribeiro, assessora da Saúde do Trabalhador e Carolina Grando, psicóloga, deram início ao curso. A primeira começou explicando sobre a atuação do cipeiro, sobre seu público e objetivos. Ainda abordou o contexto histórico e os conceitos de acidente de trabalho.

 

Carolina falou sobre as doenças de trabalho, que segundo o Atlas da Prefeitura “é a doença produzida, desencadeada ou agravada pelo exercício peculiar a determinada atividade ou adquirida em função de condições especiais em que o trabalho é realizado.”

 

Ainda falou sobre a CAT, para que ela serve, das responsabilidades do servidor, da chefia/RH e do Cogess. Também sobre os tipos de CAT e como proceder quando é necessário abrir o Comunicado de Acidente de Trabalho no caso de Covid-19.

 

Ao final das explicações, os participantes puderam tirar suas dúvidas sobre os assuntos abordados. O curso ainda conta com uma parte teórica a ser cumprida pelos participantes no site da Escola Sindsep.

 

Para o próximo ano novas turmas serão disponibilizadas. E caso sua unidade não possua Cipa entre em contato com o Sindsep pelo e-mail: saudetrabalhador@sindsep-sp.org.br ou envie uma mensagem no WhatsApp Oficial: (11) 97025-5497, que iremos auxiliar na construção da comissão.