Saúde

06 de Maio de 2015 - 10:05

18º CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A participação dos trabalhadores da saúde pública na 18ª Conferência Municipal de Saúde de São Paulo é muito importante para barrar o avanço das Organizações Sociais da Saúde (as OSS).

A 18ª Conferência Municipal de Saúde de São Paulo será realizada entre os dias 22 a 24 de junho de 2015, no Palácio de Convenções do Anhembi, com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro” e a participação dos trabalhadores da saúde pública é muito importante para barrar o avanço das Organizações Sociais da Saúde (as OSS), entre outras questões importantes para trabalhadores e usuários do SUS.

Para tanto, divulgamos o calendário com as datas e os locais das pré-conferências na cidade de São Paulo (que você pode ter acesso clicando aqui!): a participação nas pré-conferências é condição necessária para ser eleitos delegado da Conferência Municipal. 50% dos delegados do segmento dos trabalhadores serão tirados nas pré-conferências e 50% serão eleitos nas plenárias específicas do segmento dos trabalhadores (dia 06 de junho de 2015, das 9 às 13h, em local à definir) (o número de delegados por subprefeitura pode ser conferido aqui). Vale ressaltar que mesmo aqueles que serão tirados como delegados na plenária específica deverão participar, em tempo integral, de uma pré-conferência (a correspondente à subprefeitura em que trabalha).

Lembramos que é importante a negociação direta com a chefia para garantir a liberação para a participação nas pré-conferênciasbem como é de suma importância articular os funcionários públicos da saúde de todas as unidades das regiões para conseguirmos eleger o máximo de delegados possível.  

O regimento da 18ª Conferência de Saúde, contendo todas as normas de tal processo democrático pode ser acessado aqui. Já o regimento das Pré-conferências de saúde (publicado no Diário Oficial da Cidade em 07 de maio de 2015, na página 57) poderá ser acessado aqui.

No sentido de alinharmos nossas ações e atuações, o Sindsep-SP realizará um novo encontro do Coletivo dos Trabalhadores da Saúde no dia 03 de junho, às 17h00 no Centro de Formação: Rua Barão de Itapetiniga , 163 – 2º andar. Tal encontro será importante para nos prepararmos para a Plenária Específica dos Trabalhadores, que elegerá aproximadamente 50% dos delegados do segmento dos trabalhadores da saude e que será realizada no dia 06 de junho na sede no Sindicato dos Químicos e Plásticos de São Paulo e Região (Rua Tamandaré, 348, Liberdade - próximo à estação São Joaquim do Metrô). Vale lembrar que para ser eleito delegado na plenária específica, o trabalhador deverá, necessáriamente, comparecer à pré-conferência da região em que trabalha.

Parte de nossos anseios e propostas estão contidos no Manifesto da 19ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, Entidades e Movimentos Populares e Sociais, que você pode conhecer clicando aqui. Em breve teremos um documento que dialogue com as questões específicas da saúde pública paulistana e que ajudará a orientar a atuação dos delegados na 18ª Conferência Municipal de Saúde de São Paulo. 

Participe de nosso coletivo, compareça às pré-conferências e torne-se um delegado defensor de uma saúde 100% pública, de qualidade para seus usuários e com condições decentes para seus trabalhadores.