Saúde

25 de Agosto de 2022 - 16:08

Coletivo de Endemias se reúne no Sindsep

Nesta quinta-feira, 25.08, o Coletivo de Endemias se reuniu no Sindsep para debater a situação da categoria, sobretudo passado os momentos de mobilização recentes.  O Programa Saúde do Trabalhador de Zoonoses, o Seminário de Endemias e o balanço da luta pelo Piso Nacional/Campanha Salarial Unificada, formaram a pauta do dia.

Na abertura da reunião, Elionara Ribeiro, assessora de Saúde do Trabalhador do Sindsep, conversou com o coletivo sobre o programa Saúde do Trabalhador de Zoonoses e os problemas enfrentados pelos trabalhadores por falta de atendimento. Uma comissão será formada para debater o caso, já que os trabalhadores de Endemias tem necessidades específicas, por trabalharem diretamente utilizando produtos químicos.

Na sequência, Lucianne Tahan, Secretaria de Formação, ao lado do coordenador da região Sul II, Alonir Viola, falaram dos preparativos e da construção do Seminário dos Agentes de Endemias. O Seminário será realizado nos dias 6 e 7 de outubro e, antes do seminário, os Representantes de unidades irão conversar em suas unidades para saber quais pautas de luta os Agentes consideram prioridade. Esse levantamento será apresentado durante o Seminário, onde montaremos o Plano para continuação da Luta. Para se inscrever no Seminário, acesse: https://www.escolasindsep.com.br/inscricao.php?ID=32

Finalizando as pautas do dia, o coletivo debateu sobre as mobilizações, tanto pela implementação do Piso Nacional de Endemias, aprovado este ano pelo Congresso Nacional, e já sancionado, quanto pela melhoria das tabelas no PL 428/22 (sancionado pelo Prefeito como a Lei 17.841/22). Antes da pressão que a categoria na rua exerceu, as tabelas para endemias não passavam de 8% de aumento, muito menos do que foi corroído pela inflação nos salários, com as mobilizações, conseguimos melhorar para 15%. Porém, ainda sem o devido respeito para o Piso Nacional, fixado em 2 salários mínimos.

A categoria se mobilizou, marcou presença nos atos e atividades, sobretudo para pressionar aos vereadores e a Secretaria Municipal de Saúde. Foi graças a luta dos Agentes de Endemias que a melhoria no Projeto de Lei foi alcançada.

Lucianne Tahan avaliou a reunião, exaltando sua importância. "A luta por valorização dos Agentes com salário e condições de trabalho é contínua. Não termina com a aprovação do PL 428, é fundamental manter a mobilização, a luta por melhorias e a implantação do Piso Nacional, respeitando nosso plano de carreira. Essa luta está sendo construída ouvindo os Agentes e suas necessidades, por isso, o Coletivo de Endemias é muito importante, para juntos pensarmos como vamos continuar avançando nas nossas pautas."

As reuniões do Coletivo de Endemias acontecem todas as últimas quintas-feiras do mês e são abertas para todos os trabalhadores de endemias que queiram participar. A próxima reunião será realizada dia 29 de setembro.

As inscrições para o Seminário já estão abertas.
No link: https://www.escolasindsep.com.br/inscricao.php?ID=32