Saúde

23 de Fevereiro de 2018 - 13:02

Conselho Municipal de Saúde de São Paulo terá eleição/indicação neste sábado

As entidades relacionadas ao segmento dos trabalhadores do Conselho Municipal de São Paulo (CMS-SP), se reunirão neste sábado, 24 de fevereiro para a indicação dos conselheiros para o biênio 2018-2019. Conforme a resolução 01/2018 do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo (no devido cumprimento da Lei Municipal 12.546/1998, do Decreto 53.990/2013, da Constituição Federal – Capítulo II, Seção II da Saúde –, da Lei 8080/1990 e do Decreto Presidencial 7508/2011).

 

O Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo (Sindsep) indica Leandro Valquer J. L. de Oliveira e Lourdes Estevão Araújo (suplente) para tal segmento.

 

Leandro de Oliveira, atual vice-presidente do Sindsep, é enfermeiro, servidor público municipal na área da saúde. Militante histórico do SUS, coordenador da Mesa Setorial de Negociação Permanente da Secretaria Municipal da Saúde, coordenador da Plenária Municipal da Saúde. Bem como já foi presidente do Sindsep e membro da Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (MNNP-SUS).

 

Lourdes Estevão, atual secretária dos Trabalhadores da Saúde do Sindsep, é enfermeira de formação e auxiliar de enfermagem na Prefeitura de São Paulo (funcionária do Hospital Campo Limpo). Liderança reconhecida na Zona Sul de São Paulo, integrante do Movimento Popular de Saúde da Zona Sul, com destaque em sua atuação no Fórum de Saúde do Campo Limpo. Também é conselheira municipal de Saúde suplente (biênio 2016/17). Lourdes Estevão será reconduzida ao CMS-SP para dar continuidade ao seu trabalho.

 

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão de participação social que delibera e fiscaliza a execução da política municipal de saúde. De composição paritária, o mandato dos participantes dura dois anos, com direito à recondução. Possui representantes dos segmentos dos trabalhadores, do governo, usuários da saúde e prestadores de serviço.

 

A plenária de indicação do Conselho Municipal de Saúde para o segmento dos trabalhadores será no dia 24 de fevereiro, das 9 às 13horas, no Centro de Formação do Sindsep-SP (Rua Barão de Itapetininga, 163 – 2º andar – Centro).