Saúde

31 de Outubro de 2013 - 09:10

O HSPM que queremos!

Trabalhadores e trabalhadoras municipais opinam sobre o futuro do Hospital do Servidor Público Municipal.

 

O "Seminário do HSPM: o hospital que temos e o hospital que queremos", ocorrido nos dias 12 e 13 de setembro, teve como atividade de culminância o trabalho em grupo em que os trabalhadores e as trabalhadoras do setor público municipal puderam expor suas aspirações com relação ao público atendido, à infra-estrutura de atendimento, às especialidades oferecidas, à política de reposição de pessoal e às fontes orçamentárias do HSPM que queremos. 

O documento expõe a vontade de que o HSPM volte a atender exclusivamente os trabalhadores e trabalhadoras do setor público municipal (ativos e inativos), bem como seus dependentes - sem negligenciar o atendimento aos munícipes, os quais deverão ser assistidos por uma UPA a ser construída na região. Também afirma que, para tanto, deverá retornar a contribuição solidária  dos trabalhadores e trabalhadoras (junto com a contribuição patronal do tesouro municipal) de modo que o HSPM tenha condições orçamentárias propícias para expandir o quadro de trabalhadores, manter e ampliar as especialidades oferecidas, bem como para modernizar e manter uma infra-estrutura adequada para o bom atendimento de seu público .

Para ter acesso ao documento completo que expõem os desejos do trabalhadores e trabalhadoras para com o futuro do HSPM, clique aqui.

 Como encaminhamento do seminário, foi realizada uma consulta pública aos delegados e delegadas participantes do XI Congresso do Sindsep. Ao todo, 229 pesquisas foram respondidas, os resultados são os seguintes:  

Você está satisfeito com o atual atendimento aos trabalhadores e às trabalhadoras do setor público municipal no HSPM?

  • 220 respondentes não estão está satisfeito 
  • 8 respondentes estão satisfeitos 
  • 1 voto invalidado

Você é a favor da volta do atendimento exclusivo aos trabalhadores e às trabalhadoras do setor público municipal no HSPM?

  • 224 respondentes são a favor
  • 5 são contra

Se você é a favor da volta do atendimento exclusivo aos trabalhadores municipais, você é a favor do retorno da contribuição solidária dos trabalhadores e trabalhadoras – a ser acordado mediante amplo debate –, desde que haja uma contribuição do setor patronal?

  • 202 trabalhadores são a favor
  • 19 não são a favor
  • 8 votos invalidados ou em branco

Você é a favor de um plebiscito sobre a volta do HSPM para o atendimento exclusivo dos trabalhadores e trabalhadoras do setor público municipal? 

  • 223 respondentes são a favor
  • 6 respondentes são contra

Você ajudaria na organização do plebiscito e de campanhas de esclarecimento sobre tal questão em sua região? 

  • 217 estão dispostos a apoiar
  • 12 não ajudariam 

Em breve, o Sindsep iniciará campanhas de esclarecimento e o plebicito sobre o HSPM que queremos para que os trabalhadores e as trabalhadoras do setor público municipal possam opinar sobre o futuro de um dos maiores e mais complexos equipamento público de saúde da cidade de São Paulo.