Saúde

09 de Outubro de 2013 - 12:10

Trabalhadores, usuários e gestores participam da 17ª Conferência de Saúde

A 17ª Conferência Municipal de Saúde, reuniu cerca de 1200 pessoas, dentre eles trabalhadores, usuários e gestores públicos de Saúde nos 4 dias do evento (de 2 a 5 de setembro), realizado no Anhembi.

A etapa municipal abordou o tema “SUS com qualidade e eficiência: um compromisso de toda cidade” e contou, além da 17ª Conferência Municipal de Saúde, com 3 conferências temáticas: Saúde da População Negra, Saúde Mental e DST/HIV/AIDS.

Os dirigentes do Sindsep estiveram presentes em todos os debates desde as pré-conferências: Irene Batista, Leandro Valquer, Antonio Carlos Lima, Lourdes Estevão, Ana Rosa Garcia, Djalma Maria Prado, Solange Cristina Ribeiro, Maria Cristina Cipriano, Bergair de Oliveira, Ronildo Ferreira, Eudes Wesley Dias, Roberto Alves, Maria de Lourdes da Rocha, Nilza Anésio de Oliveira. Participaram também muitos RSUs (Representantes Sindicais de Unidade) e CRRs (Conselho de Representantes Regionais), eleitos na Plenária do Segmento dos Trabalhadores realizada no dia 10 de setembro, todos contribuindo para este importante processo.

A Conferência é resultado de 31 pré-conferências de saúde que ocorreram entre 25 de agosto e 1º de setembro nas subprefeituras da cidade e reuniram 1217 delegados, que debateram regionalmente o texto norteador contribuindo para apresentação das propostas gerais e regionais. Os trabalhadores estabeleceram uma boa relação com os movimentos sociais e populares de saúde, debatendo e aprovando muitas propostas para melhorar as condições de atendimento à população usuária do SUS.

Foram discutiras várias propostas sobre: gestão de pessoas, equiparação salarial dos funcionários da Administração Direta com os das Organizações Sociais, condições decentes de trabalho, modelo de gestão, terceirização e privatização. As propostas seguirão como parte do documento final da conferência, que deve ser encaminhado para a Prefeitura, para a Secretaria de Saúde e para o Ministério Público.

Os Sindicatos reivindicaram também um plano de cargos, carreiras e salários e a abertura de concursos públicos para repor profissionais nas diversas unidades de saúde. O Sindsep acompanhou passo a passo os debates e se manteve firme para conquistar mais direitos para os trabalhadores e usuários.