Secretaria de Formação

28 de Fevereiro de 2020 - 13:02

Sindsep inicia processo formativo 2020 em encontro de representantes sindicais

O Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo (Sindsep-SP) deu início ao percurso formativo 2020 para seus Representantes Sindicais de Unidade (RSU), na manhã desta sexta-feira (28).
 
Na abertura, o presidente do Sindsep, Sérgio Antiqueira comentou a nova proposta de formação que busca qualificar os representantes frente à conjuntura política, econômica e social do país, onde os serviços públicos e os servidores vêm sendo atacados de forma sistemática. 
 
 
PERCURSO
 
"Por que fui eleito/a a RSU? Como me tornei RSU? Integração entre o trabalho na região e o Sindicato. Qual o papel do RSU e o que não cabe ao RSU". Essas são algumas das questões que movem o processo de formação desta sexta-feira (28). Para tanto, os representantes se organizaram em três grupos, em salas no Sindicato dos Bancários, próximo ao Sindsep, com facilitadores que auxiliaram no encaminhamento das propostas e síntese dos grupos.
 
 
 
Lenir Viscovini, assessora de Formação do Sindsep, esclareceu que a primeira etapa do percurso formativo de 2020 prevê mais cinco encontros: mais dois no primeiro semestre e outros três no segundo. A iniciativa visa qualificar a ação sindical dos representantes sindicais.
 
Para que o processo seja contínuo e por entender como fundamental esse percurso, todo/a RSU eleito/a passará por um processo Informativo/Formativo no Sindsep antes de começar a atuar. Pelo menos uma vez por mês esses novos representantes passarão pela formação presencial. O sindicato também já está estruturando o formato de Educação à Distância (EAD).
 
 
SECRETARIA DE FORMAÇÃO
 
 
Durante a abertura do encontro desta manhã, Antiqueira apresentou Maciel Nascimento, secretário de Educação do Sindsep, que passa a acumular a função também de Formação, Política Sindical, Qualificação Profissional, em razão do licenciamento de Paula F. Costa Leite. 
 
 
“Gostaria que vocês tivessem muito carinho pelo processo formativo, antiga reivindicação de vocês e que ocorrerá durante todo o ano. Pela primeira vez, também fizemos a formação EAD este ano com o pessoal da Educação, de forma artesanal. Pela primeira vez, a gente evitou contratar uma empresa para elaborar o curso. Estamos tratando educação com quem é da rede e conhece a rede, conforme o que discutimos no Congresso [da Educação do Sindsep]. Problemas sempre terão, mas a participação foi recorde e está aberto o fórum para vocês darem suas sugestões”, afirmou Maciel.
 
CALENDÁRIO DO SINDSEP
 
“Hoje também faremos a assembleia dos trabalhadores porque é essencial aprovarmos o 18 de Março como Dia de Greve, apesar da indicação da CUT, de ter sido aprovada nos conselhos. Também submeteremos à aprovação o calendário unificado das centrais sindicais”, esclareceu.
 
O calendário inclui atos importantes unificados como o 8 de Março, o 14 de Março (dois anos da morte da vereadora Marielle Franco sem punições), o 18 de Março, que o Sindsep pretende focar na parte da manhã as questões relativas dos servidores do município e dos ataques aos serviços na cidade, e na parte da tarde, junto com os servidores estaduais e federais na avenida Paulista. No entanto, tudo isso será submetido à assembleia desta sexta (28) à tarde.
 
 
 
 
 
Fotos: Pedro Canfora
 
Confira outras imagens aqui: